domingo, 1 de agosto de 2010

O Censo 2010 vai bater na sua porta!

A partir de hoje, o IBGE vai iniciar a Coleta de Dados do Censo Demográfico 2010, o maior levantamento estatístico realizado no país.

Faça sua parte! Colabore, receba bem o Recenseador e responda corretamente as perguntas. Muito mais do que uma obrigação prevista em lei (detalhes abaixo), responder ao Censo Demográfico é a oportunidade que todo cidadão tem de mostrar a sua realidade, suas condições de vida e as características de sua família. Além disso, todas as informações prestadas ao Recenseador são criptografadas no equipamento de coleta (PDA) e tratadas com o sigilo necessário, o que também está previsto em lei.

Para garantir sua segurança e também dos Recenseadores, eles estarão identificados com boné, colete e crachá, todos com a logomarca do Censo e do IBGE, além de portarem Documento de Identificação com foto e o equipamento de coleta de uso exclusivo do IBGE, exatamente como a moça na foto abaixo.

Lembre-se: sua informação será o subsídio para a realização, ou não, de investimentos públicos e privados no seu município, no seu bairro, na sua rua.


Material de Divulgação do Censo Demográfico 2010


Você pode acompanhar os trabalhos do Censo Demográfico também no twitter, Facebook e YouTube. Veja os links:
    

A legislação que protege você:
- Decreto nº 73.177, de 20 de novembro de 1973 – regulamenta a Lei nº 5.534, de 14 de novembro de 1968, modificada pela Lei nº 5.878, de 11 de maio de 1973, que dispõe sobre a obrigatoriedade de prestação de informações ao Plano Nacional de Estatísticas Básicas e ao Plano Geral de Informações Estatísticas e Geográficas. Esse decreto estabelece quem está obrigado a prestar as informações solicitadas pelo IBGE e o caráter sigiloso que resguarda as informações prestadas.
- Decreto nº 74.084, de 20 de maio de 1974 – aprova o Plano Geral de Informações Estatísticas e Geográficas, assegura, em seu Artigo 8º, a proteção, pelo sigilo, das informações previstas no plano e, em seu Artigo 9º, prevê a divulgação de informações e dados, bem como sua entrega ao público através de anuários, relatórios, sinopses e publicações especializadas.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Que saudade...

Nada como acordar num dia de temperatura agradável!

Minha paciência fica reduzida em dias quentes... Nasci na latitude errada...

quarta-feira, 24 de março de 2010

IBGE PRORROGA INSCRIÇÕES PARA RECENSEADORES


IBGE – Agência Ijuí
Rua 14 de Julho, 471
Centro – Ijuí – RS
Fone: (55) 3332-7866
E-mail: agijui@ibge.gov.br

IBGE prorroga prazo de inscrição para recenseadores

O IBGE vai realizar o Censo 2010, o grande retrato do povo brasileiro. Para essa operação serão selecionados 191.972 recenseadores em todos os municípios do país. Para participar do processo seletivo é necessário ter 18 anos completos e concluído o Ensino Fundamental (antigo 1º grau). É importante que o candidato tenha habilidade na comunicação interpessoal. Para o Rio Grande do Sul estão previstas 12.558 vagas, sendo que na área da Agência do IBGE de Ijuí as vagas estão assim distribuídas:

     Ijuí: 63 vagas
     Santo Augusto: 17 vagas
     Ajuricaba: 10 vagas
     Augusto Pestana: 11 vagas
     Bozano: 5 vagas
     Catuípe: 13 vagas
     Chiapetta: 7 vagas
      Coronel Barros: 5 vagas
      Jóia: 15 vagas
      Inhacorá: 5 vagas
      Nova Ramada: 5 vagas
      São Valério do Sul: 5 vagas

As inscrições custarão R$ 18,00 e poderão ser feitas nos Correios até 25 de março. Também será possível inscrever-se pela Internet (www.cesgranrio.org.br) ou na Agência do IBGE em Ijuí até o dia 04 de abril. A aplicação das provas está prevista para 30 de maio.

Os aprovados no processo seletivo trabalharão na coleta de dados do Censo 2010, por um período de um a quatro meses, utilizando computadores de mão. O horário de trabalho será flexível, mas é recomendável que o candidato disponha de 25 a 30 horas semanais para realizar as entrevistas domiciliares.

A remuneração será por produção, com base na quantidade de domicílios recenseados. Em nossa região há, em média, 250 domicílios por setor censitário urbano, que podem ser visitados em menos de 30 dias, gerando uma remuneração de cerca de R$ 600,00. Para os setores rurais, que em média possuem 150 domicílios, a remuneração deve ficar próxima de R$ 800,00  É possível que um recenseador consiga completar mais de um setor ao longo do período da coleta de dados do Censo. O recenseador também terá direito ao 13º salário e às férias proporcionais aos dias trabalhados e à produção.

Maiores informações podem ser obtidas no site do IBGE (www.ibge.gov.br) ou na Agência do IBGE em Ijuí, através do telefone (55) 3332-7866.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Beija-flor (2)

Conforme prometi no post anterior, fiz algumas fotos dos beija-flores.

Olha, tenho que reconhecer o talento dos fotografos de passaros. E de beija-flores entao muito mais. Os bichinhos sao rapidos demais... A tarefa exige paciencia, calma, bom equipamento e uma dose consideravel de sensibilidade. Paciencia eu tenho, mas os outros requisitos ainda me faltam, em especial o bom equipamento. Hehehe...

De qualquer forma, consegui algumas imagens legais com minha camera absolutamente inapropriada pra esse tipo de fotografia. Assim que der vou fazer outras fotos, se possivel com uma camera melhorzinha e postar pra vocês (Voces quem? Ninguém le isso!! Kkkkk)

Pra facilitar as coisas, as fotos estao num album do picasaweb, no endereco: http://picasaweb.google.com/valerio.neumann/
Aqui no post vou pendurar apenas duas e as demais voces podem conferir no album.



Um grande abraco aos escassos leitores deste blog!

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Beija-flor

Aí vai uma foto de um dos muitos beija-flores (estará certo esse plural? está sim...) que atacam os bebedouros instalados na casa da minha mãe.



É divertido e empolgante acompanhar a festa dos bichinhos ao entardecer. Os voos rasantes e as perseguições entre eles fazem a gente prender a atenção por horas. A diversidade de cores e tamanhos também é incrível.

A foto está um tanto tosca, foi tirada com o brinquedinho novo (post anterior), mas prometo fazer fotos decentes e postar aqui ou num album no picasa.

Por enquanto é isso.

Abraço!

(A propósito... Estou postando do meu brinquedinho novo... Hehehe...)

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Nokia N900



Meu brinquedinho novo!

Faceiro que nem pinto no lixo!!! Kkkkkkkk

Tem suas limitações, mas tá valendo cada cent...
Até ontem tava sem aplicativo pra editar planilhas, mas hoje cedo consegui instalar o Gnumeric nele e tá tranquilaço...