Páginas

domingo, 1 de agosto de 2010

O Censo 2010 vai bater na sua porta!

A partir de hoje, o IBGE vai iniciar a Coleta de Dados do Censo Demográfico 2010, o maior levantamento estatístico realizado no país.

Faça sua parte! Colabore, receba bem o Recenseador e responda corretamente as perguntas. Muito mais do que uma obrigação prevista em lei (detalhes abaixo), responder ao Censo Demográfico é a oportunidade que todo cidadão tem de mostrar a sua realidade, suas condições de vida e as características de sua família. Além disso, todas as informações prestadas ao Recenseador são criptografadas no equipamento de coleta (PDA) e tratadas com o sigilo necessário, o que também está previsto em lei.

Para garantir sua segurança e também dos Recenseadores, eles estarão identificados com boné, colete e crachá, todos com a logomarca do Censo e do IBGE, além de portarem Documento de Identificação com foto e o equipamento de coleta de uso exclusivo do IBGE, exatamente como a moça na foto abaixo.

Lembre-se: sua informação será o subsídio para a realização, ou não, de investimentos públicos e privados no seu município, no seu bairro, na sua rua.


Material de Divulgação do Censo Demográfico 2010


Você pode acompanhar os trabalhos do Censo Demográfico também no twitter, Facebook e YouTube. Veja os links:
    

A legislação que protege você:
- Decreto nº 73.177, de 20 de novembro de 1973 – regulamenta a Lei nº 5.534, de 14 de novembro de 1968, modificada pela Lei nº 5.878, de 11 de maio de 1973, que dispõe sobre a obrigatoriedade de prestação de informações ao Plano Nacional de Estatísticas Básicas e ao Plano Geral de Informações Estatísticas e Geográficas. Esse decreto estabelece quem está obrigado a prestar as informações solicitadas pelo IBGE e o caráter sigiloso que resguarda as informações prestadas.
- Decreto nº 74.084, de 20 de maio de 1974 – aprova o Plano Geral de Informações Estatísticas e Geográficas, assegura, em seu Artigo 8º, a proteção, pelo sigilo, das informações previstas no plano e, em seu Artigo 9º, prevê a divulgação de informações e dados, bem como sua entrega ao público através de anuários, relatórios, sinopses e publicações especializadas.