Páginas

terça-feira, 4 de julho de 2006

O que eu digo... O que eu faço...

Agora sim fica interessante o mercado de telefonia móvel no Brasil. A Portugal Telecom (Vivo aqui no Brasil) anunciou que vai implantar uma rede GSM paralela a atual rede CDMA aqui no país.

Isso mesma, a operadora que mais malhava a tecnologia GSM e tentava de forma desesperada convencer os usuários das 'vantagens' do e 'superioridade' do CDMA vai agora se render as três letras que dominam o mundo da telefonia celular. E pra quem ainda não sabe, o Brasil é o único país onde a Portugal Telecom (controladora da Vivo) ainda mantém operações CDMA. Em outros países onde essa tecnologia era usada ou ela agora é secundária ou já foi migrada para o GSM. Até que demorou para eles desistirem de tentar fazer emplacar por aqui algo que já não pegou no resto do mundo.

Um dos poucos motivos que ainda fazem a Vivo manter o CDMA era o compartilhamento das redes analógicas da antiga estrutura estatal. Assim seu investimento em CDMA mesmo foi pouco. Em boa parte do território dito coberto pela Vivo o sistema ainda é analógico, que mesmo os aparelhos CDMA suportam, porém funcionando apenas com serviços de voz.

Mas o mundo é assim mesmo. Mudam as intenções. Mudam as opiniões.

Nenhum comentário: