Páginas

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

Mais informação no IBGE

Olá amigos!
Estou de volta depois de longos 13 dias em treinamento para preparar a mais complexa operação censitária da história do país!
Muita coisa interessante vindo por aí...

Mas, além dos Censos 2007, o IBGE tem outras novidades:

IBGE lança banco de dados sobre 192 países


Na homepage do instituto foi criado o canal Países@, com um mapa interativo repleto de informações demográficas, econômicas e geográficas de todos os países reconhecidos pela ONU.

A interface inicial de Países@ é um mapa do mundo onde o usuário pode navegar com facilidade. Basta acionar o mouse sobre o país escolhido para que surja na tela a Síntese, com as informações mais relevantes: localização, nome da capital, extensão territorial, PIB em valores, idioma, população e moeda corrente. No mesmo quadro tambémum breve histórico político-administrativo, um mapa político, a reprodução da bandeira nacional, fotos e um link para o Google Maps , onde o usuário tem acesso a visão do relevo através de imagens de satélite.

Além da Síntese, o menu no alto da página de Países@acesso a outros seis temas: População, Indicadores Sociais, Economia, Redes (telefonia e internet), Meio Ambiente e, finalmente, Objetivos do Milênio. Todas as informações provêm da ONU e de outras fontes oficiais. Há dados sobre a população residente em áreas urbanas, densidade demográfica, natalidade e mortalidade. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), a desnutrição, o saneamento, a educação e a incidência do vírus da Aids são outros temas abordados. Os indicadores também podem ser acessados na forma de tabelas.

Ainda através do menu, o usuário tem acesso à lista de todos os 192 países retratados, obtendo uma visão rápida e ampla de seus indicadores, em relação ao resto do mundo. Assim, é possível saber, por exemplo, que. em 2004. o PIB em dólares do Brasil foi 3,6 vezes maior que o da Argentina e 4,6 vezes menor que o da Alemanha; ou, ainda, que a taxa de incidência de HIV sobre a população com entre 15 e 49 anos de idade na África do Sul é 43 vezes maior que a da Itália.

Ao lado de cada indicadorum pequeno ícone em forma de globo. Ao acioná-lo, o usuário tem acesso a uma tabela com os mesmos indicadores para todos os países, que pode ser exibida em ordem alfabética, numérica ou geográfica. Tal recurso possibilita a elaboração de rankings e também agiliza comparações entre países de um mesmo continente.

Outro tema bastante interessante, Objetivos do Milênio, contém detalhes do importante acordo internacional criado pela ONU para garantir o desenvolvimento sustentável da economia planetária. Ali estão os indicadores relacionados aos compromissos específicos de cada um dos países que aderiram às metas sócio-ambientais estabelecidas em conjunto com as Nações Unidas.

O link Países@ vem se juntar a outros seis diferentes bancos de dados disponíveis na página do IBGE: Sidra (com tabelas interativas da maior parte das pesquisas do IBGE), BME, Perfil dos Municípios Brasileiros, Mapas Interativos, Cidades@ (com os principais indicadores socioeconômicos dos 5.564 municípios brasileiros) e Estados@ (com informações sobre as 27 unidades da federação).

Três vezes ganhadora do Prêmio Ibest – na categoria de melhor site governamental da internet brasileira – a página do IBGE foi visitada por 14,5 milhões de diferentes usuários ao longo de 2006, totalizando impressionantes 1.260.554.866 de hits. Através dela, pesquisadores, estudantes, jornalistas e demais usuários têm acesso às mais de 50 diferentes pesquisas realizadas pelo instituto, que traçam um amplo retrato da demografia, da economia e dos diversos aspectos sociais do nosso país. E além de informações geográficas, cartográficas e geodésicas, a página do IBGE contém arquivos PDF das publicações com os resultados das suas principais pesquisas, que podem ser baixados gratuitamente por qualquer usuário. Os que preferirem as tradicionais publicações em papel podem acessar o link da Loja Virtual e efetuar suas compras com cartão de crédito ou boleto bancário.

A equipe responsável pelo site, é composta por 17 profissionais entre analistas de sistemas, webdesigners , analistas de geoprocessamento e tradutores. O parque de informática é composto de 17 desktops e uma infraestrutura de Internet com 19 servidores sendo que 17 deles rodam em plataforma de software livre.

Nenhum comentário: