Páginas

sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Censos 2007: 93,4 milhões de pessoas já foram recenseadas em cidades com até 170 mil habitantes

Até o momento, o IBGE recenseou 93,4 milhões de pessoas (84%) em todo o país. Foram coletadas informações em 4,3 milhões de estabelecimentos agropecuários (76,2%), dos 5,7 milhões previstos. Para facilitar os trabalhos, o IBGE dividiu o país em setores censitários. Dos 158.955 existentes, 84,9% foram concluídos pelos recenseadores e outros 29.095 estão em processo de finalização, o que deverá ocorrer até o final da próxima semana.
Entre as regiões, a Nordeste é a que mais avançou, concentrando sete dos oito estados mais adiantados na coleta de dados. Os destaques são a Paraíba e o Ceará, com 97,7% e 93,8%, respectivamente, da população estimada. Algumas unidades da federação até superaram o número de estabelecimentos agropecuários previstos.

Santa Catarina é o terceiro estado mais adiantado nos trabalhos, com 93% da população recenseada. A região Sul teve a coleta prejudicada pelas fortes chuvas que caíram em julho. É bom lembrar que este é também um mês tradicional de férias, quando fica mais difícil encontrar as pessoas em seus domicílios, dificultando mais a contagem da população. No resto do país foi preciso superar outros obstáculos, como a falta de estradas adequadas, ausência de moradores nas residências e necessidade de transporte especial para locais de difícil acesso, entre outros.

Estes fatos não afetarão a divulgação dos números preliminares da contagem, prevista para dia 31 de agosto. A coleta de informações segue de modo contínuo com o objetivo de encerramento nas próximas semanas.

Comunicação Social
02 de agosto de 2007

Nenhum comentário: