Páginas

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Empolgação...

Passeando pelo site do Millôr encontrei essa, que saiu no Jornal O Globo.
Não tinha como não copiar.


Um comentário do Veríssimo
 
“...Já contei mais de uma (vez) que um dia vi o Millôr arrancar aplausos entusiasmados de uma platéia, durante a Jornada Literária de Passo Fundo, com a leitura de um magnífico discurso em defesa das liberdades democráticas. Quando terminaram os aplausos o Millôr revelou que acabara de ler o discurso de posse do general Garrastazu Médici, que inauguraria o período mais duro do arbítrio militar no governo. Só para lembrar que se deve dar importância relativa a discursos de posse...” 

 
- Jornal O Globo, 06-01-2011, 1º Caderno, pág. 7, Opinião, Detalhes.



Busquei de todo jeito também o tal discurso do Médici, mas não encontrei o texto integral, apenas trechos perdidos. Mas, mesmo apenas com trechos do discurso, é possível ter uma idéia de como a empolgação que toma conta do momento, não diz absolutamente nada sobre as ações a serem tomadas por um governo, seja ele alinhado com o anterior ou não. Abaixo copiei alguns desses pedaços:



“Homens de meu País. Neste momento eu sou a oferta e a aceitação."


"Homem da lei, sinto que a plenitude do regime democrático é uma aspiração nacional" e "creio necessário consolidar e dignificar o sistema representativo baseado na pluralidade dos partidos e na garantia aos direitos fundamentais do homem".

2 comentários:

Valério disse...

Alguém aí tem o tal discurso do Medici?

Yane disse...

Acesse esse site : http://www.biblioteca.presidencia.gov.br

Lá tem todos os dados dos presidentes eleitos e pelo que eu pude ver, tem arquivos com os discursos também ;)