Páginas

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Promessas de campanha

Dia 05 de outubro teremos mais uma vez a oportunidade e o dever de escolher as pessoas que vão nos representar no comando do Poder Executivo e no Legislativo Municipal.



E mais uma vez seremos bombardeados por muita informação, propaganda, mentira e tudo mais tentando nos convencer a escolher um ou outro candidato.



No meio dessa informação toda que iremos receber nesse período, teremos aquelas famosas promessas de campanha que costumam não ser cumpridas, nem cobradas por nós cidadãos. Há candidatos que, já marcados pelo não cumprimento do que dizem, mudam o discurso dizendo que irão 'tentar' fazer alguma coisa ou que vão 'trabalhar' para realizar determinada mudança, e por aí vai. Não deixam também de ser promessas e poucas são as pessoas que ficam de olho na atuação do seu eleito para cobrar seus 'tentar' e 'trabalhar' proferidos durante a campanha eleitoral.



Como nossa memória não é perfeita, e no caso da política, em especial, costuma falhar muito e ser notoriamente curta, temos que encontrar uma forma de manter registradas as promessas dos nossos candidatos, para que depois possamos acompanhar e cobrar sua atuação na busca das tantas obras, melhorias e mudanças que constaram no seu programa de governo.



As eleições, agora, passam por um momento de transição, com novas políticas para a publicidade e propaganda e, principalmente, com a massificação da Internet. A Web é utilizada por pessoas de todas as idades como fonte diária de informação e meio de interação comunitária, com debates e discussões tão importantes quanto aqueles boca a boca. O candidato que não estiver atento a essa nova forma de convívio social pode ter surpresas no caminho.



Utilizando justamente a Web, vou deixar disponível aqui, para que todos possam ler com muita calma, minha contribuição para o não esquecimento das promessas de campanha. Digitalizei o folder distribuído em meu município (Panambi - RS) pelo atual prefeito na campanha das eleições 2004. Não vou fazer comentários nem análises sobre o conteúdo do folder. Pelo menos não agora. Mas, se você é panambiense, leia, analise e faça seu comentário, se quiser. [UPDATE: veja o tópico de discussão no orkut]

Vou deixar também o link do Guia do Eleitor Cidadão, publicado pelo TSE para as Eleições 2008.

4 comentários:

Cleovane Selbach disse...

Mas bá tchê.

Valério disse...

Estou com dificuldades para interpretar seu comentário...

Hehe...

Anônimo disse...

O pior de tudo não é a poluição audio-visual e agora a tecnológica, mas sim o fato de sabermos que depois do espetáculo de pão e circo que é as eleições, ainda continuará tudo do mesmo jeito...
Cabe a nós cidadãos fazer o uso correto dessas propagandas que nos são bombardeadas e analisarmos com cautela pra escolher corretamente.

www.blogdohugo.com

Cleovane Selbach disse...

não conseguiu entender meu comentário? Más bá tchê! hehehehe
Entenda como: gostei da idéia de digitalizar o folder.
O bom das campanhas políticas é que as promessas são sempre as mesmas. O que os políticos farão na próxima eleição se resoverem os problemas que prometem resolver?